Rádio Câmara

Economia Direta

Primeira parcela do décimo-terceiro salário deve ser paga até o final desta semana, liberando recursos para consumo e pagamento de dívidas

25/11/2024 - 08h00

  • Entrevista - economista Mariel Angeli Lopes

Todo mês de novembro, as pessoas ficam de olho no décimo-terceiro salário. A primeira parcela deve ser paga aos trabalhadores, aposentados, pensionistas e servidores até 30 de novembro. Como a data cai num sábado, é preciso fazer o pagamento um dia antes, na sexta. Já o prazo para a segunda parcela termina dia 20 de dezembro. A expectativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) é a de que o pagamento do 13º salário vá injetar mais de R$ 321 bilhões na economia até o final do ano - ou 3% do PIB. Mais de 90 milhões de trabalhadores com registro de carteira, aposentados e pensionistas recebem o benefício.

A economista e supervisora técnica do Dieese do Distrito Federal, Mariel Angeli Lopes, falou que o dinheiro é gasto nas compras de final de ano e também no pagamento de dívida. Mas a proporção desse uso depende muito da situação econômica do país. Quando o desemprego cai, exemplifica, a compra de bens aumenta. Poucos pensam em guardar o dinheiro, no entanto, segundo a economista. Ela destaca programas de educação financeira, como o do Banco Central, ressaltando que a poupança também é “fundamental” para o desenvolvimento do país.

Mariel Angeli Lopes sublinha ainda que o benefício é recebido somente pelos trabalhadores com registro em carteira, o que corresponde a quase 60% do total. A economista alerta, porém, que as novas tecnologias, com aplicativos e estímulos ao empreendedorismo, podem reduzir ainda mais esse porcentual. Ela ressalta que o comércio e os serviços são os principais beneficiados com a criação de empregos temporários devido ao aumento do consumo proporcionado pelo décimo-terceiro salário.

Apresentação- Mauro Ceccherini

Trocando em miúdos o dia a dia da Economia

Toda quinta-feira, no programa "Painel Eletrônico"