Economia Direta
Especialista analisa efeitos da eleição de Trump para economia brasileira
11/11/2024 -
-
Entrevista - Alexandre Andrade
A eleição do ex-presidente Donald Trump para um novo mandato a partir de janeiro deixa dúvidas sobre como as mudanças na economia norte-americana podem afetar o Brasil. Professor da Universidade de Brasília, Alexandre Andrade diz que, em relação ao câmbio, ainda não é possível fazer previsões, também por causa das incertezas econômicas do Brasil.
Sobre o comércio entre os dois países, o especialista diz que a pauta de exportações brasileiras para os EUA é diversificada, mas a participação dos produtos brasileiros naquele mercado é pequena e, portanto, normas protecionistas não deverão afetar significativamente o Brasil.
Já a guerra fiscal entre Estados Unidos e China pode fazer aumentar a exportação de soja para o país asiático. Alexandre Andrada acha que outros pontos da política externa poderão ser afetados, já que Trump não valoriza uma política de debates multilaterais e pode haver um afastamento entre os governos do Brasil e dos EUA. Isso pode se refletir, por exemplo, na pauta ambiental. Por conta de uma política de restrições à imigração, os Estados Unidos também podem dificultar a obtenção de vistos de turismo.
Apresentação: Cláudio Ferreira