Rádio Câmara

Kalimba

Josey, a estrela da Costa do Marfim

Josey, a estrela da Costa do Marfim

22/09/2024 - 14h00

  • PGM KALIMBA ED 310 - JOSEY - A ESTRELA DA COSTA DO MARFIM - BL UNICO

  • JOSEY - A ESTRELA DA COSTA DO MARFIM - bloco 1

  • JOSEY - A ESTRELA DA COSTA DO MARFIM - bloco 2

  • JOSEY - A ESTRELA DA COSTA DO MARFIM - bloco 3

  • JOSEY - A ESTRELA DA COSTA DO MARFIM - bloco 4

Nesta edição Kalimba apresenta uma jovem estrela, considerada o novo rosto feminino da música marfinense.  O nome dela é Josée Priscille Gnakrou, popularmente conhecida como Josey.  Ela nasceu em Abidjan, antiga capital e maior cidade de seu país, em 1989.

Josey nasceu numa família musical. Com 22 anos já cantava na noite de Abidjan, e participou de um programa ao estilo The Voice, transmitido em uma dezena de países africanos francófonos. Participou de grupos de rap e zouk, até que em 2014 saiu seu primeiro single solo, On ne fait rien avec ça, que alcançou mais de 10 milhões de visualizações no Youtube.  Sua carreira começou a decolar, e nos anos seguintes ela foi lançando novos singles.

Após a crise da pandemia de Covid-19, em 2021 Josey lançou seu primeiro álbum, intitulado Cocktail, com 17 faixas.  Foi um marco na carreira da cantora, que a consolidou no mercado fonográfico.

Em 2022 e 2023 Josey lançou mais alguns singles.  O segundo álbum foi lançado este ano, em 2024, com um título chamativo:  Vibration universelle, que teve uma boa recepção do público. Também lançou uma canção parte de uma campanha denunciando a violência contra a mulher na Costa do Marfim, na verdade, um problema dos dois lados do Atlântico. O nome da música é SOS.


Kalimba completou sete anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9  levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro pela internet, a música da África contemporânea.


Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Allan de Souza

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.