Rádio Câmara

Kalimba

O superastro egípcio Amr Diab

O superastro egípcio Amr Diab

01/09/2024 - 14h00

  • O superastro egípcio Amr Diab - PROGRAMA COMPLETO

  • O superastro egípcio Amr Diab - BLOCO 1

  • O superastro egípcio Amr Diab - BLOCO 2

  • O superastro egípcio Amr Diab - BLOCO 3

Nesta  edição Kalimba apresenta o maior astro da música do Egito: Amr Diab.

Aos 62 anos de idade, Amr Diab é uma celebridade em seu país. É o principal artista do pop egípcio, com quarenta álbuns lançados, vinte singles, dezesseis compilações, além de trabalhos como ator no cinema e na publicidade, em anúncios de companhias de telefone celular e de refrigerantes.

Ele lança praticamente um disco por ano de carreira e continua em plena atividade.  Se estilo é o pop romântico, com incursões pelo R' n' B, pelo dance, o Techno e o rai do Magrebe.  A maioria de suas canções aborda os relacionamentos amorosos e a exaltação a seu país.

Ele nasceu em uma família de classe média alta. Seu pai trabalhou como engenheiro naval no canal de Suez.  Amr Diab formou-se bacharel em Música Árabe pela Academia de Artes do Cairo em 1986.

Profissionalmente, Amr Diab entrou no cenário musical e apresentou seu primeiro álbum, Ya tarik, em 1983, que repercutiu no público e recebeu muita atenção, dando início a uma carreira de muito sucesso no mercado fonográfico egípcio, que repercute pelo norte da África e, principalmente, pelo Oriente Médio.


Kalimba completou sete anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9  levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro pela internet, a música da África contemporânea.


Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Allan de Souza

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.