Rádio Câmara

Salão Verde

Deputadas do G20 articulam justiça climática global

Deputadas do G20 articulam justiça climática global

15/07/2024 - 12h00

  • Deputadas do G20 articulam justiça climática global

Salão Verde destaca o primeiro encontro de mulheres parlamentares do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo e é presidido pelo Brasil até novembro. A busca de justiça climática global foi um dos compromissos. Reunidas em Maceió, deputadas e senadoras dos cinco continentes mostraram as vulnerabilidades de mulheres e meninas aos eventos climáticos extremos, sobretudo nas áreas rurais. Segundo a ONU, 236 milhões de mulheres passarão por insegurança alimentar caso se confirmem os piores cenários de aquecimento global até 2030. O número de homens é de 131 milhões. O impacto desproporcional das mudanças climáticas agrava distorções históricas, como sobrecarga de tarefas domésticas, dificuldade de acesso ao mercado de trabalho e baixa remuneração das mulheres. As parlamentares aprovaram a “Carta de Alagoas”, com 17 recomendações, entre elas protagonismo das mulheres no combate à crise climática. Também citaram ações em curso mundo afora, como ecofeminismo e medidas de empoderamento feminino em temas climáticos. Foto: reunião do P20 (Itawi Albuquerque/Câmara dos Deputados)

Pontos de vista nessa edição: deputadas Ana Pimentel (PT-MG), Benedita da Silva (PT-RJ), Socorro Neri (PP-AC), Talíria Petrone (Psol-RJ), Yandra Moura (União-SE), Celmira Sacramento (São Tomé e Príncipe), Emília Cerqueira (Portugal), Jaejung Lee (Coreia do Sul), Joyce Anelay (Reino Unido), Linda Merkesdal (Noruega), Mircea Delgado (Cabo Verde), Sydney Kamlager-Dove (EUA), Tatiana Sakharova (Rússia), Valentina Ghio (Itália) e Vanda Sarundajang (Indonésia); senadoras Leila Barros (PDT-DF) e Kalpana Saini (Índia); e Ana Cláudia Pereira (ONU Mulheres).

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.