Rádio Câmara

Salão Verde

Agora é lei: adaptação a mudanças climáticas

Agora é lei: adaptação a mudanças climáticas

17/06/2024 - 12h00

  • Agora é lei: adaptação a mudanças climáticas

Salão Verde detalha a nova lei federal sobre adaptação a mudanças climáticas. Ela traz as diretrizes para a elaboração de planos nacional, estaduais e municipais que reduzam os danos à população diante da maior frequência e intensidade de eventos climáticos extremos. É a primeira legislação aprovada pelo Congresso Nacional com pegada mais socioambiental e válida no país inteiro, após as leis urgentes que garantiram socorro humanitário e financeiro ao Rio Grande do Sul, devastado pela tragédia de inundações. A baixa adaptação dos municípios a mudanças climáticas é uma das principais preocupações dos ambientalistas e dos gestores públicos. O programa relembra a escalada de enxurradas no Sul e também mostra a mobilização do governo diante da nova “tragédia anunciada” de estiagem severa em parte do Pantanal e da Amazônia, prevista para o segundo semestre. Foto: manifestação ambientalista no Congresso (Jovens pelo Clima)

Pontos de vista nessa edição: Luciano Boeira, coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Sul; Marina Silva, ministra do Meio Ambiente; Ana Toni, secretária nacional de Mudança do Clima do MMA; Marcos Woortmann, analista do Instituto Democracia e Sustentabilidade; e deputados Tabata Amaral (PSB-SP), Chico Alencar (Psol-RJ), Gilson Daniel (Podemos-ES) e Duarte Jr (PSB-MA).

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Participação - Antônio Vital
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.