Rádio Câmara

Kalimba

Hawa Boussim - a tradição de Burkina Faso

Hawa Boussim - a tradição de Burkina Faso

02/06/2024 - 14h00

Kalimba foi até Burkina Faso, país da região do Sahel, para conhecer uma jovem cantora que surgiu como uma das vozes mais importantes da música tradicional de seu país:  Hawa Boussim.

Ela nasceu próximo da fronteira entre Burkina Faso e Gana e, aos 14 anos, já cantava nas festas de família, nos batizados, casamentos e funerais de sua comunidade.  Não concluiu o ensino fundamental e, ainda adolescente, se casou com um homem que tinha outras três esposas, de acordo com o costume de sua etnia. Em 2009, aos 18 anos, seu talento musical começou a aparecer, quando participou de um festival na sua região.  Com a ajuda de um parente, dono de uma rádio, ela gravou seu primeiro álbum, com o título Mobidoré, com músicas na língua Bissa.

A consagração de Hawa Boussim veio em 2018 quando ela recebeu o Kundé d’or,  que podemos traduzir  como viola de ouro, o maior prêmio da música de Burkina Faso. Ela também assinou contrato com a gravadora Sony Music, trabalhando com o produtor José da Silva, francês de origem caboverdiana, que ganhou fama como o descobridor de Cesária Évora, nos anos 90.

Com dois álbuns de estúdio, Hawa Boussim combina suas raízes na música tradicional burkinabé com instrumentos do AfroPop, mostrando uma influência da música da Nigéria.


Kalimba completou seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9  levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.


Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.