Rádio Câmara

Kalimba

O balanço do Afro-Zouk

O balanço do Afro-Zouk

26/05/2024 - 14h00

  • O balanço do Afro-Zouk - PROGRAMA COMPLETO

  • O balanço do Afro-Zouk - BLOCO 1

  • O balanço do Afro-Zouk - BLOCO 2

O zouk, ritmo nascido nas Antilhas (Guadalupe e Martinica) e cantado  principalmente  em crioulo do Caribe  francês, foi a febre das pistas de dança nos anos 80 e 90 nas Antilhas, na Europa e na África.  Três continentes,  com destaque para a banda Kassav, do maestro Jacob Desvarieux, falecido em 2021.  No Brasil, o balanço do zouk chegou à Bahia e ao Norte do país, sendo muito associado à lambada.

Assim como a rumba, o jazz e o reggae, o zouk fez sua viagem rumo às raízes, na África, especialmente nos países de língua francesa. Lá surgiram artistas que fizeram sua releitura na musicalidade africana, criando assim o Afro-Zouk.

Vamos conhecer alguns desses artistas, como o Rei do Afro-Zouk:  o cantor, compositor e guitarrista Oliver N´Goma, do Gabão. Também a Rainha do ritmo:  Monique Seka (foto), da Costa do Marfim. Outro astro, Lutchiana Mobulu, do Congo democrático.  E o afro-zouk em português (e crioulo de Cabo Verde), com o grupo Cabo Verde Show.


Kalimba completou seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9  levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.


Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Allan de Souza

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.