Rádio Câmara

Salão Verde

Urgências climáticas e mobilização ambientalista

Urgências climáticas e mobilização ambientalista

20/05/2024 - 12h00

  • Urgências climáticas e mobilização ambientalista

Salão Verde destaca a nova mobilização dos ambientalistas diante da tragédia no Rio Grande do Sul e da sucessão de urgências climáticas no Brasil. Os focos imediatos estão no Congresso Nacional e nas eleições municipais de outubro. A Frente Parlamentar Ambientalista listou várias propostas a serem aprovadas na Câmara dos Deputados e no Senado para aumentar a resiliência dos municípios, conter o aumento do número de refugiados climáticos e reduzir concretamente as emissões de gases do aquecimento global. Os ambientalistas também querem barrar o que chamam de “pacote da destruição”, um conjunto de 28 projetos de lei que podem potencializar os eventos climáticos extremos. A ação nas eleições municipais inclui afastar o negacionismo climático e cobrar dos candidatos a Prefeituras e Câmaras de Vereadores a apresentação de planos de mitigação e adaptação orientados pela ciência. Foto: manifestação dos Jovens pelo Clima (Márcio Isensee e Sá/O Eco)

Pontos de vista nesta edição: ambientalistas Suely Araújo (Observatório do Clima), Marcos Woortmann (Instituto Democracia e Sustentabilidade) e Gabriela Savian (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). Coordenadores de frentes parlamentares: Nilto Tatto (PT-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP) (Ambientalista), Socorro Neri (PP-AC) (Transição Climática), Célia Xakriabá (Psol-MG) (Povos Indígenas) e Aliel Machado (PV-PR) (Bioeconomia).

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.