Rádio Câmara

Reportagem Especial

Estatuto dos Povos Ciganos - Capítulo 3

17/04/2024 - 08h00

  • Estatuto dos Povos Ciganos - Capítulo 3

Capítulo 1

O racismo e a exclusão social são uma realidade comum aos brasileiros que têm origem cigana. Deputados analisam um conjunto de leis pra garantir de fato a esses povos os direitos previstos na Constituição. E reuniram representantes de diferentes etnias ciganas, da Justiça e do governo para discutir o texto do Estatuto dos Povos Ciganos.

Capítulo 2

Em todo o mundo, o estilo de vida próprio dos ciganos e suas tradições foram sempre incompreendidos e rejeitados.  Envoltos em estereótipos que permanecem até hoje, eles são alvo de todo tipo de discriminação.

Capítulo 3

A discriminação de minorias pode acontecer também em regimes democráticos, como o que temos no Brasil. Nesses casos, o preconceito tem raízes estruturais e cria um sistema de exclusão difícil de ser superado. Os ciganos denunciaram para os deputados práticas de racismo de que são vítimas.

Entrevistas nesse capítulo: Alex Vargem, representante do Ministério dos Direitos Humanos; Charlene Borges, secretária de Articulação Nacional da Defensoria Pública da União; Edvalda Bispo, presidente da Associação Nacional das Mulheres Ciganas; Sandra Maria da Silva, integrante do Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

Reportagem: Vera Morgado

Edição: Claudio Ferreira

Trabalhos Técnicos: Marinho Magalhães

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h