Rádio Câmara

Salão Verde

Justiça climática e combate ao negacionismo

Justiça climática e combate ao negacionismo

25/03/2024 - 12h00

  • Justiça climática e combate ao negacionismo

Salão Verde mostra a mobilização da sociedade civil em torno de temas socioambientais junto a governantes e legisladores. O destaque é a Virada Parlamentar Sustentável, que estreou em 2023 e deve ser repetida a partir do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, com foco em justiça climática e combate ao negacionismo em torno dos alertas científicos sobre aquecimento global. A meta da nova virada é superar a do ano passado, quando 65 entidades socioambientais promoveram quase 40 audiências e seminários no Congresso Nacional a fim de articular a agenda de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto a deputados e senadores. O evento também aquece a mobilização em torno da participação social em reuniões globais previstas para este ano, como a COP-16 da Biodiversidade, na Colômbia; a COP-16 da Desertificação, na Arábia Saudita; e a COP-29 das Mudanças Climáticas, no Azerbaijão; além da “Cúpula Social” durante a COP-30, no Brasil, em 2025. Foto: Plataforma Latinoamericana y del Caribe por la Justicia Climática

Pontos de vista nesta edição: Marcos Woortmann (Instituto Democracia e Solidariedade), Rogenir Costa (Vozes pela Ação Climática), Yan Coelho (Jovens pelo Clima), Sebastião Santos (Movimento Eu sou Catador), Caio Magri (Instituto Ethos de Responsabilidade Social) e Pedro Ivo (Associação Terra Azul), representantes da sociedade civil; Dulce Pereira (Ministério das Mulheres); Stelio Marras (Universidade de São Paulo); André Café (Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente); e deputados Nilto Tatto (PT-SP), Socorro Neri (PP-AC), Prof. Reginaldo Veras (PV-DF), Túlio Gadêlha (Rede-PE) e Leonardo Monteiro (PT-MG).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.