Rádio Câmara

Salão Verde

Dia de conscientização sobre mudanças climáticas

Dia de conscientização sobre mudanças climáticas

11/03/2024 - 12h00

  • Dia de conscientização sobre mudanças climáticas

Salão Verde destaca o Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas, criado por lei (12.533/11) em vigor desde 2011. A data, 16 de março, está diretamente ligada ao Protocolo de Quioto, um dos primeiros tratados internacionais de redução das emissões de gases do aquecimento global. Apesar da necessidade de “consciência permanente” sobre o tema, a data continua relevante: tem muita gente que ainda debocha e nega o caos atmosférico provocado por atividades humanas, mesmo diante dos reflexos sentidos na pele, no bolso e nos dramas vividos por milhões de brasileiros a cada evento extremo de enchente, seca, vendaval e onda de frio ou calor. O programa também destaca ações de educação climática e de mudanças nos padrões de gestão municipal, sobretudo nas áreas de defesa civil, moradia e saúde pública.

Pontos de vista nesta edição: Carlos Nobre, climatologista e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP); Cláudio Ângelo, do Observatório do Clima; José Marengo, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN); Mayara Floss, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Renata Moraes, pedagoga e líder do Projeto Realidade Climática; Renata Guedes, do Instituto de Tecnologia e Sociedade; e deputados Weliton Prado (Solidariedade-MG) e Tarcísio Motta (Psol-RJ).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.