Rádio Câmara

Kalimba

Kolinga

Kolinga

25/02/2024 - 14h00

Definitivamente, a música da África não é produzida só no continente africano.  Muitos artistas da diáspora, filhos de pais africanos, têm se destacado na Europa e outros continentes.

Nesta edição, Kalimba traz a arte do grupo francês Kolinga. Criado em 2014, inicialmente era uma dupla, formada por Rebecca M’Boungou, de família congolesa, e pelo cigano francês Arnaud Estor, guitarrista e percussionista. O nome Kolinga vem do idioma lingala, do Congo, e quer dizer amizade.

O primeiro álbum do grupo, Earthquake, saiu em 2017, com canções em inglês, francês e lingala, falando dos terremotos da vida. Com o tempo, outros músicos, como o vocalista Gaël Faye, se juntaram ao dueto, encorpando o som do grupo com teclados, bateria e contrabaixo.

O grupo gravou diversos singles, com milhões de visualizações no Youtube, até que em 2022 saiu o álbum Legacy.

Esta edição traz os maiores sucessos do grupo, que reúne a linguagem africana com um som pop que valoriza o empoderamento feminino e as angústias do ser humano urbano.


Kalimba completou seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9  levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.


Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES