Rádio Câmara

Salão Verde

Dengue: biotecnologias antimosquito

Dengue: biotecnologias antimosquito

19/02/2024 - 12h00

  • Dengue: biotecnologias antimosquito

Em plena expansão da dengue no Brasil, Salão Verde destaca duas trincheiras armadas pela biotecnologia no reforço ao combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da doença. O Aedes do Bem usa mosquito geneticamente modificado desenvolvido na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Cidades que o adotaram registram cerca de 90% de eficácia na redução do aedes aegypti, que também transmite zika, chikungunya e febre amarela. O uso residencial do Aedes do Bem disparou 300% no atual pico de dengue. Outra trincheira vem do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que descobriu o poder inseticida do sisal, planta cultivada na Caatinga. Deputados e gestores públicos reforçam ações de vacinação e conscientização. Foto: UFRN

Pontos de vista nesta edição: Natália Ferreira, diretora da Oxitec e doutora em genética e biologia molecular; Fabíola Cruz Nunes, doutora em biotecnologia e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Everaldo Paulo de Medeiros, pesquisador da Embrapa; Divino Valero Martins, especialista em epidemiologia; e deputados Pedro Westphalen (PP-RS) e Zé Neto (PT-BA).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.