Rádio Câmara

Kalimba

AZAGAIA - O rapper de Moçambique (reprise)

AZAGAIA - O rapper de Moçambique (reprise)

07/01/2024 - 14h00

  • AZAGAIA O rapper de Moçambique - BLOCO ÚNICO

  • AZAGAIA O rapper de Moçambique - BLOCO 1

  • AZAGAIA O rapper de Moçambique - BLOCO 2

  • AZAGAIA O rapper de Moçambique - BLOCO 3

Kalimba presta uma homenagem a Azagaia: uma voz do rap e do hip hop de Moçambique, que faleceu no dia 9 de março de 2023, com apenas 38 anos de idade, vítima de ataque epiléptico.

Azagaia era o nome artístico de Edson Maria Lopes da Luz. Essa palavra se refere a uma lança de caça dos povos africanos, conhecida no Brasil como zagaia.  Era como o artista via a sua poesia, uma arma em defesa de seu povo.

Os versos de Azagaia  denunciam os caminhos da política em Moçambique que, segundo o rapper, tinham se afastado do projeto de país que inspirou a luta pela independência.  Ele se apresentou como porta-voz da insatisfação do povo moçambicano.

Mia Couto, o mais conhecido escritor moçambicano, escreveu:  Azagaia fez política com “P” maiúsculo. Questionou na sua arte a imoralidade da elite e disse que não havia muita diferença entre os diferentes partidos: um acesso privilegiado à mesma panela.

Esta edição mostra os maiores sucessos de Azagaia, como Povo no Poder, As mentiras da verdadeLabirintos, entre outros.

 

Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Colaboração:     Zav Madina (Maputo)

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES