Rádio Câmara

Kalimba

Natal 2023

Natal 2023

24/12/2023 - 14h00

Na véspera de Natal, Kalimba convida seus ouvintes para um passeio pelas canções de Natal que são ouvidas hoje na África.

Na maioria dos países do continente a comemoração segue o modelo europeu, uma vez que o cristianismo foi introduzido na África por missionários católicos e protestantes da Europa e dos Estados Unidos. Dois países têm uma tradição natalina muito antiga: Etiópia e Egito, país muçulmano com uma população cristã significativa, que também festeja o nascimento de Jesus.

O Natal é comemorado em todos os países da África não muçulmana, onde a fé cristã chegou com os missionários, especialmente os de língua inglesa.  Por isso mesmo, nas línguas nacionais, o nome do Natal tem sua origem no inglês  Christmas.  Assim no Yorubá da Nigéria Natal é Keresimesi, em Swahili  (do quênia e Tanzânia) e Krismasi, ou Kirisimas, e no xangana de Moçambique é Kimisueso.  Mas as canções são inegavelmente africanas, com muita dança percussão.

Kalimba   deseja a seus ouvintes Boas Festas e um Feliz Natal!


Kalimba completou seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9  levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.


Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES