Rádio Câmara

Reportagem Especial

Políticas para pessoas em situação de rua - Capítulo 5 (reprise)

02/02/2024 - 08h00

  • Políticas para pessoas em situação de rua - Capítulo 5

Capítulo 1

Em 2023, o governo federal divulgou um levantamento sobre os brasileiros que estão em situação de rua, com base nos dados do Cadastro Único. O Distrito Federal é a unidade da Federação com maior percentual de pessoas que estão nessas condições em relação à população total: com quase três a cada mil habitantes.

Capítulo 2

Ter uma moradia abre as portas para a dignidade e também para direitos fundamentais. Um projeto em Curitiba começa a instalar em lares pessoas que estavam em situação de rua.

Capítulo 3

O governo trabalha com dados do CADÚnico que tem 203 mil pessoas em situação de rua cadastradas em todo o país. Deputados debatem políticas públicas para garantir um lar pra quem perdeu as condições de manter uma casa e passou a viver nas ruas.

Capítulo 4

Mesmo sendo um direito garantido na Constituição para todos, o acesso à educação pode ficar inalcançável quando não se tem onde morar. Numa escola de Brasília, as portas estão abertas para quem está sem moradia.

Capítulo 5

O SUS tem equipes de profissionais que levam atendimento médico de forma itinerante pelas ruas de cidades como Brasília. É uma forma de garantir que pessoas sem moradia tenham acesso à saúde pública.

Entrevistas nesse capítulo: Ana Rosa Barreto, assistente social; Samantha Rosokawa, médica especialista em Saúde da Família; Felinto Cardoso, médico residente; Lea Graziela, enfermeira; José Wilson, paciente da equipe do Consultório na Rua; Jaqueline Galeno, paciente da equipe do Consultório na Rua.

Edição: Claudio Ferreira

Trabalhos Técnicos: Carlos Augusto de Paiva

Produção: João Paulo Florêncio e Juliano Cartaxo

Reportagem: Vera Morgado

Músicas: Argila (Carlinhos Brown), Covered Saints (Carlinhos Brown), Seo Zé (Carlinhos Brown, Marisa Monte e Nando Reis); Piruetas (Chico Buarque, Luis Bacalov e Sérgio Bardotti), Comunidade-Lobos (Carlinhos Brown)

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h