Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Hugo Leal diz que combustíveis limpos podem diminuir dependência do Brasil da importação de diesel

29/11/2023 -

  • Entrevista - Dep. Hugo Leal (PSD-RJ)

Está pronto para ser examinado em plenário projeto do deputado Hugo Leal (PSD-RJ) que incentiva a substituição do diesel em veículos pesados por combustíveis limpos, como o gás natural e o biometano. O parlamentar destaca que, no Rio de Janeiro, 1 milhão e 700 mil veículos já são movidos a gás natural (GNV). Ele acrescenta que, para a utilização dos combustíveis alternativos em caminhões será necessário fazer algumas adaptações na logística do abastecimento.

Em relação à competitividade em relação aos combustíveis fósseis, o deputado Hugo Leal afirma que a questão tributária faz a diferença e aponta que a adoção dessas alternativas limpas pode diminuir a dependência do Brasil em relação ao diesel, já que, atualmente, 28% desse combustível são importados. O projeto prevê incentivos à pesquisa tecnológica, o que, segundo o parlamentar, também ajuda os combustíveis limpos a se tornarem economicamente mais viáveis.

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo