Painel Eletrônico
Deputada Laura Carneiro: política de envelhecimento ativo amplia inclusão de idosos
01/12/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Laura Carneiro (PSD-RJ)
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou proposta que cria a Política Nacional de Promoção ao Envelhecimento Ativo (PL 7347/17). O projeto não precisa passar, em princípio, pelo Plenário e poderá seguir diretamente ao Senado.
A proposta é resultado de um levantamento feito pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara, de 2017.
Em entrevista ao Painel Eletrônico (1/12), a relatora da proposta na Comissão de Constituição e Justiça, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), destacou que o texto final reúne contribuições de três outras comissões, incluindo medidas em áreas como esporte, transporte, cultura, trabalho e saúde, de forma a incluir o idoso em diferentes aspectos da vida em sociedade.
“Enfim, para minorar o isolamento social das pessoas idosas, para ter mais ganhos cognitivos do bem-estar emocional dessas pessoas, da questão da inclusão digital e de incentivos à contratação de idoso. E para que os serviços públicos, de alguma maneira, possam proteger o idoso através de planos de cuidados individualizados, através de equipes multiprofissionais, de protocolos de prevenção de reabilitação, de integração dos serviços sociais de assistência com uso de tecnologia, com a questão da teleconsulta, para o idoso ter essa facilitação na sua vida,” explicou.
O projeto também determina que o Ministério do Esporte destine recursos a programas e competições que incentivem a prática esportiva realizada por pessoas idosas.
“Eu não tenho dúvida da importância, não só das competições esportivas, mas também do dia a dia da atividade esportiva para idosos, porque essa será mais uma saída para que a gente possa minorar os problemas que vêm com a idade, dos problemas de saúde que chegam com a idade. Então, esse é um ganho gigante, importantíssimo,” defendeu Laura Carneiro.
Para a deputada, os brasileiros deveriam se inspirar nos japoneses, que consideram o idoso um sinônimo de sabedoria e respeito.
Apresentação – Ana Raquel Macedo