Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Zacharias Calil: proposta mantém validade de pedidos médicos durante a pandemia

24/02/2021 -

O acompanhamento pré-natal pode detectar e prevenir muitas doenças no feto e também na gestante, e por isso um grupo de deputados apresentou proposta para manter a validade de pedidos médicos durante o período de pandemia de coronavírus, inclusive com a possibilidade de emissão eletrônica para exames e consultas. Um dos autores do projeto, o deputado Dr. Zacharias Calil (DEM-GO), explica que o contato das mães com obstetras durante a gravidez é importante para o bebê, com a perspectiva de detecção precoce de patologias complexas e raras, más formações e outras doenças tratáveis, como diabetes, trombose, hepatite, HIV, toxoplasmose, rubéola e cardiopatias, entre outras, mas também para a própria gestante, para identificar a incidência eventual de eclampsia e pré-eclampsia.

O deputado, que é cirurgião pediátrico por profissão, considera que a primeira consulta deve ser preferencialmente presencial, para que o obstetra tenha uma visão clínica sobre a gestante, mas que as demais podem ser feitas com auxílio da telemedicina.

Dr. Zacharias Calil também reitera que as unidades de saúde devem ser adaptadas para garantir a segurança sanitária das gestantes e demais pacientes, e diz que cabe à sociedade cobrar medidas efetivas do poder público.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo