Kalimba
SAMA 2024 - Os vencedores (2)
08/12/2024 - 14h00
-
SAMA 2024 - Os vencedores (2) - PROGRAMA COMPLETO
-
SAMA 2024 - Os vencedores (2) - BLOCO 1
-
SAMA 2024 - Os vencedores (2) - BLOCO 2
-
SAMA 2024 - Os vencedores (2) - BLOCO 3
Kalimba está concluindo a cobertura da 30ª edição do SAMA, South African Music Awards, o prêmio da música da África do Sul. Nesta edição teremos os vencedores de doze categorias do SAMA 2024:
- Melhor álbum de música tradicional: A agraciada foi uma banda com mais de 30 anos de carreira: Soul Brothers, com a faixa Hamba Naye.
- Melhor álbum de música de fé tradicional: o vencedor foi o cantor e compositor gospel Omega Khunou, com o tema Mo roriseng
- Melhor álbum de música de fé indígena africana: a estatueta foi para o tradicionalíssimo coral Ladysmith Black Mambazo, já na terceira geração de seus componentes, com o tema também tradicional: Amazing Grace.
- Melhor álbum de RNB E SOUL: Lordkez, vencedora na categoria com a canção Testament.
- Álbum com Melhor Engenharia de Som, uma categoria técnica: o vencedor foi o trio The Soil, com o álbum Reimagined. Com eles vamos ouvir a faixa We Are One.
- Melhor álbum de hip hop: o DJ Priddy Ugly, que apresenta a canção A handful of Dust.
- Melhor banda de rock: a vencedora foi uma veterana banda afrikaner, de um nome malcriado: Fokofpolisiekar, que vai executar o tema Dans deur die donker (em afrikaner, Dançar no escuro)
- Melhor banda de reggae da África do Sul em 2024: Skeleton Blazer, que vem com o sucesso Give Praises.
- Melhor álbum de Artistas do Resto da África: o vencedor foi um vizinho, Edgar Muzah, do Zimbábue. Ele apresenta a canção Emanzini.
- Melhor álbum de jazz: Steve Dyer, com o tema Heartland.
- Melhor álbum de Gqom: um inovador do gênero dançante, Que DJ, com a faixa Amagogogo.
- Melhor álbum Pop Africano: uma voz feminina que pede passagem na cena musical sul-africana: Lwah Ndlunkulu. Ela defende a canção NgiYeza.
Kalimba completou sete anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9 levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro pela internet, a música da África contemporânea.
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Allan de Souza