Rádio Câmara

Feijoada Completa

Política do cuidado; medalhas inéditas em Paris; hidrogênio verde; Ziraldo

Política do cuidado; medalhas inéditas em Paris; hidrogênio verde; Ziraldo

12/04/2024 - 14h00

  • Cuidado como Trabalho; Jogos em Paris; Solfejo - Bloco único

  • Câmara debate “Cuidado como Trabalho, Cuidado como Direito” - Bloco 1

  • Ciclo Olímpico: Modalidades em que o Brasil pode garantir medalha inédita nos jogos de Paris - Bloco 2

  • Transição Energética e a Produção de Hidrogênio Verde - Bloco 3

  • Homenagem a Ziraldo - Bloco 4

Bloco 1 – Nesta semana, o programa Feijoada Completa fala sobre a política do cuidado. O tema foi tratado em Seminário “Cuidado como Trabalho, Cuidado como Direito”, promovido pelo Grupo de Trabalho de Política de Cuidados criado no âmbito da Bancada Feminina na Câmara . A ideia do encontro foi debater não só a questão da profissão de cuidador, mas também do cuidado familiar, exercido por pessoas que dedicam uma parte significativa da vida para assistir os seus parentes ou mesmo ter aquele cuidado cotidiano com os da casa. E a maior parte das pessoas que exercem essa função são mulheres.

Para falar sobre o assunto, nossos convidados são a deputada Iza Arruda (MDB-PE), coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Política de Cuidados da Secretaria da Mulher e Ana Luiza Neves de Holanda Barbosa, Pesquisadora do Ipea e Vice-Presidente da Sociedade de Economia da Família e do Gênero (GeFam).

Bloco 2 – No quadro Ciclo Olímpico, Sandro Farias traz informações sobre Modalidades em que o Brasil pode garantir medalha inédita nos jogos de Paris.

E no Quadro Arte em Cena, André Amahro conversa sobre a exposição “Solfejo”, do artista carioca Felippe Moraes, que está em cartaz na Caixa Cultural, em Brasília.

Bloco 3 – Também nesta edição, vamos destacar a Transição Energética e a Produção de Hidrogênio Verde. Quem traz informações sobre o tema é o presidente da Comissão Especial Sobre Transição Energética E Produção De Hidrogênio Verde, Dep. Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), e o professor Nivalde de Castro, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Grupo de estudos do setor elétrico.

Bloco 4 – Para finalizar a série de entrevistas sobre as mulheres na imprensa esportiva, nossa convidada desta semana é Elaine Trevisan, narradora dos canais ESPN.

No quadro Outros Quinhentos, criado para relembrar entrevistas históricas do Feijoada Completa nas suas 500 edições, uma homenagem a Ziraldo, cartunista, escritor, cronista, falecido no dia 6 de abril. Vamos recordar uma entrevista concedida por ele ao programa no dia 13 de outubro de 2012.

E na nossa Faixa Bônus, uma homenagem ao sistema braile, através de uma música cantada por duas pessoas com deficiência visual: o saudoso compositor Sérgio Sá e o vocalista da banda Tribo de Jáh, Fauzi Beydon.

Críticas, sugestões e comentários são bem-vindos!

Nosso e-mail: radio@camara.leg.br

Nosso whatsApp: (61) 99978-9080

Produção – Lucélia Cristina e Cristiane Baker

Apresentação – Edson Júnior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, ao vivo, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h00