Rádio Câmara

Fatos e Opiniões

Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), e Chiquinho Brazão mobilizaram os debates da semana no Plenário

12/04/2024 - 21h00

  • Programa Fatos e Opiniões - 12 de março de 2024

As críticas feitas pelo empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foram o tema central dos debates no Plenário nesta semana. Muitos deputados interpretaram as falas de Musk como afronta à democracia e soberania brasileira. Outros entenderam como denúncias sérias e que precisam ser apuradas.

Um tópico que também mobilizou opiniões antagônicas foi a prisão do Deputado Chiquinho Brazão, do Rio de Janeiro. Brazão está preso desde 24 março sob imputação de obstrução da justiça e ser parte de organização criminosa. O deputado é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista dela, Anderson Gomes, em 2018.

Para uma parte dos deputados, a prisão de Chiquinho Brazão é ilegal por não atender exigências constitucionais de flagrante delito por crime inafiançável. Por outro lado, os defensores da manutenção da detenção do deputado veem que as regras da Constituição nesse caso foram obedecidas.

Ouça um pouco desse debate aqui no Fatos e Opiniões. Seja bem-vindo, bem-vinda!

Edição, texto e apresentação – Carlos Oliveira

Sonorização – Indalécio Vanderlei

Com linguagem atraente, o programa apresenta uma coletânea dos discursos feitos em Plenário ao longo da semana, editados por tema.

Sexta às 21h e sábado às 6h