Rádio Câmara

Trilha das Artes

A coreógrafa Andrea Jabor e sua incursão no universo das rainhas

A coreógrafa Andrea Jabor e sua incursão no universo das rainhas

13/08/2022 - 19h00

  • A coreógrafa Andrea Jabor e o universo das rainhas (ouça a íntegra)

FOTOS: RENATO MANGOLIN e FÁBIO CAFFÉ 

A coreógrafa carioca Andrea Jabor comenta o seu trabalho na dança e conta como criou o seu último espetáculo, A Rainha – Experiências extraordinárias para a primeira infância, direcionado para crianças de 3 a 6 anos. Nessa nova montagem, ela funde as linguagens da dança, do teatro, da música e convida o público a adentrar no mundo onírico, mágico e efêmero das fábulas e contos e conhecer as várias facetas do universo das rainhas. A conversa é embalada por canções de João Bosco e Aldir Blanc (Kid Cavaquinho, com Beth Carvalho); Bart Howard (Fly me to the moon, com Astrud Gilberto); Caetano Veloso (Desde que o samba é samba, com participação de Gilberto Gil) e Rappin Hood (Rap du bom parte 2, com participação de Caetano Veloso)

SOBRE A ARTISTA

Andrea Jabor possui formação abrangente em dança, teatro e em música. Carioca de nascimento, a sobrinha do Arnaldo Jabor, viveu em diversos países e formou-se em dança contemporânea e coreografia nos anos 90 em Amsterdam (Holanda), com especialização em dança pelo “Laban Centre”, em Londres. Tem pós-graduação em Estudos Avançados em Dança e é mestranda no PPGAC da UNIRIO. Em 1999, após 10 anos fora do Brasil, se estabeleceu no Rio de Janeiro onde fundou a Cia Arquitetura do Movimento.

Ao longo de 15 anos de existência e repertório de mais de 12 espetáculos, recebeu diversos prêmios e patrocínios. Vale destacar na trajetória da Cia a parceria com Ricky Seabra no espetáculo “Isadora.orb a metáfora final” que viajou para Holanda, Itália e pelo Brasil no Palco Giratório; e “A Trilogia do Samba” que gerou três espetáculos de sucesso de público e crítica e um DVD sobre as matrizes do samba carioca (de 2007 a 2010). Em 2014, levou o espetáculo “Arquitetura do Samba, a dança do mestre sala e porta bandeira” ao renomado Holand Dance Festival.

Além de coreógrafa, desde 2001 Andrea Jabor trabalha como diretora de movimento e preparadora corporal no teatro, cinema e em shows. Atualmente também dirige a Casa 38, uma casa-studio-ateliê que reúne arte, educação e movimento, no bairro do Humaitá (RJ).

Mais no site da artista: https://andreajabor.com/


Produção, Reportagem e Apresentação André Amaro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h