Rádio Câmara

Salão Verde

Secura pantaneira e amazônica

Secura pantaneira e amazônica

22/07/2024 - 12h00

  • Secura pantaneira e amazônica

Salão Verde traz a visão de especialistas sobre a seca severa no Pantanal e na Amazônia. Confira o monitoramento das salas de crise, as projeções em cenário de fenômeno La Niña e as medidas do governo e do Parlamento para enfrentar a situação cada vez mais preocupante. Além de todos os problemas atuais no Pantanal, há risco de atraso na chegada da estação chuvosa. Na Amazônia, as queimadas mantêm a degradação florestal mesmo diante dos bons resultados de combate ao desmatamento. O Congresso acaba de aprovar a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, com diretrizes de combate aos incêndios florestais. A Câmara inicia a análise da proposta de Estatuto do Pantanal (PL 5482/20), que acaba de ser aprovada no Senado com regras para conservação, restauração e exploração sustentável do bioma. O governo editou medidas provisórias para viabilizar ações emergenciais. Foto: Brigadistas exaustos no combate ao fogo no Pantanal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Pontos de vista nessa edição: Carlos Nobre, climatologista e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT); André Lima, secretário de controle do desmatamento do Ministério do Meio Ambiente; Ane Alencar, diretora de ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM); Marcelo Seluchi, coordenador geral de operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN); Joaquim Gondim Filho, superintendente de operação e eventos críticos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Maicon Weber, meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); deputados Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) e Camila Jara (PT-MS); e senador Jayme Campos (União-MT).

Produção – Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Edição e apresentação – José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.