Salão Verde
COP17-Desertificação: é possível reverter os estragos
06/07/2026 - 12h00
-
COP17-Desertificação: é possível reverter os estragos
Salão Verde mostra as articulações do Brasil para a 17ª Conferência da ONU de Combate à Desertificação, de 17 a 28 de agosto na Mongólia, na Ásia. O lema da reunião de 197 países é “COP17: restaurando a Terra, restaurando a esperança”, em busca de soluções para 1,6 bilhão de hectares de áreas degradadas por secas prolongadas, uso desordenado do solo e desertificação no mundo inteiro. Por aqui, o problema atinge 18% do território brasileiro (170 mil km2), onde vivem 40 milhões de nordestinos da Caatinga, sujeitos a escassez hídrica, insegurança alimentar e migrações forçadas. O Consórcio Nordeste, formado pelos nove governos estaduais da região, quer reverter paradigmas e apresentar o potencial das áreas semiáridas para estoque de carbono, uso de tecnologias sociais contra vulnerabilidade climática e escassez hídrica, valorização do conhecimento tradicional e exploração sustentável da sociobiodiversidade. Há vários projetos e ações em curso. O debate foi realizado na Câmara dos Deputados, com mobilização para que a COP18 de Combate à Desertificação, prevista para 2028, seja realizada no Nordeste brasileiro. Foto: ONU
Pontos de vista nesta edição: José Etham Barbosa (Instituto Nacional do Semiárido – INSA), Haroldo de Almeida (Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA), Glauber Piva (Consórcio Nordeste), Gustavo Chianca (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO), Elena María Abraham (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas/Argentina – CONICET), Abdelfetah Siffedine (Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento/França – IRD) e deputado Inácio Arruda (PCdoB-CE).
Músicas: “Último pau de arara”, de José Guimarães, Venâncio e Corumbá, com Fagner e Nicolas Krassik; “Louvor de Gengis Khan”, de Batzorig Vaanchig; e “O amor aqui de casa”, de Gilberto Gil.
Produção: Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Edição e apresentação: José Carlos Oliveira