Painel Eletrônico
Denise Pessôa: falta de regulação da IA pode desmotivar novas produção culturais no país
28/10/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Denise Pessôa (PT-RS)
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados faz, nesta terça-feira (28), audiência pública para discutir os impactos da inteligência artificial sobre os direitos culturais e na sustentabilidade econômica dos setores criativos. Foram convidados para o debate representantes do Ministério da Cultura e de associações de dubladores, roteiristas e compositores.
A regulação da inteligência artificial é debatida na Câmara em uma comissão especial, que avalia um projeto do Senado sobre o tema (PL 2338/23).
Em entrevista ao Painel Eletrônico, a presidente da Comissão de Cultura e autora do pedido para a realização do debate, deputada Denise Pessôa (PT-RS), disse que a inteligência artificial precisa ser regulada de forma a proteger não apenas o patrimônio cultural brasileiro, mas também a própria produção de novos conteúdos culturais.
“Nós sabemos que uma das maiores riquezas do Brasil é a nossa cultura. A gente tem um país enorme e com uma grande diversidade. A falta de regulamentação da inteligência artificial faz com que o que é produzido aqui acabe sendo utilizado ou até e transformado. Então, a gente acaba não tendo as garantias da defesa dos direitos de quem produz no Brasil. E se a gente não tiver essas garantias, a gente vai fazer com que haja cada vez menos produção. Até porque se há pouca proteção para a produção cultural no Brasil, isso vai desmotivar novas produções,” argumentou.
Dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) indicam que a economia criativa representa 3,6% do Produto Interno Bruto do país, gerando quase R$ 400 bilhões anualmente.
A audiência pública sobre a regulação da inteligência artificial e a proteção dos direitos culturais, na Comissão de Cultura, pode ser acompanhada pela página www.camara.leg.br e pelo canal da Câmara no YouTube.
Apresentação - Ana Raquel Macedo