Painel Eletrônico

Deputado Tarcísio Motta: o Dia do Professor e a importância da valorização do educador

15/10/2025 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Tarcísio Motta (PSOL-RJ)

O Brasil tem mais de 2,3 milhões de professores na rede pública e privada, segundo o Censo Escolar 2023. São profissionais que, a cada dia, enfrentam desafios em salas de aula em todo o país, muitas vezes sem receber o reconhecimento devido ou contar com a infraestrutura adequada.
Em entrevista ao Painel Eletrônico, no Dia do Professor - 15 de outubro-, o deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ) falou emocionado sobre a importância de valorização desses profissionais. Ele é professor de formação e integra a Comissão de Educação da Câmara.
“Esses professores, muitas vezes, se sentem desestimulados porque os salários são baixos, as estruturas escolares estão ruins, porque os governos, os mais diferentes governos, não reconhecem a importância desses professores, porque muitos professores hoje estão sofrendo assédio moral. Ou seja, a valorização do professor é decisiva, não só na questão salarial, mas no reconhecimento do seu fazer profissional,” defendeu.
Tarcísio Motta reforçou a importância da discussão de políticas públicas que levem em conta o papel decisivo do professor na formação educacional, do ensino infantil ao superior. Entre elas, o novo Plano Nacional de Educação (PL 2614/24), atualmente em discussão na Câmara dos Deputados.
“O primeiro esforço do Plano Nacional de Educação é um esforço de projetar o futuro. E depois o desafio dele é como a gente chega a esse futuro? E aí são as metas, de como a gente pode aumentar o número de crianças nas creches; como a gente pode aumentar o número de crianças que tenham os conhecimentos de matemática, de língua portuguesa, de ciência; de qual o número de crianças em horário integral. Para tudo isso, precisa de professor. E para tudo isso, precisa de professor valorizado, que se sinta estimulado a estar na sala de aula. Então, também há um capítulo inteiro no Plano Nacional de Educação sobre valorização dos profissionais de educação,” explicou.
Tarcísio Motta deu aula em escolas públicas no Rio de Janeiro, inclusive em comunidades carentes. Segundo ele, o professor encontra o aluno em situações de violência e vulnerabilidade social, com frequência. Mas a escola e o professor têm também o papel de construir memórias e identificar potenciais.
“É sempre bom lembrar. É claro que não existem só a violência e a fome. Existe a cultura que está presente naquela comunidade, existem as relações de solidariedade que aquela comunidade tem, existe a memória daquela comunidade. A escola é isso, é o lugar às vezes em que a gente acolhe uma criança que está sofrendo, porque está sofrendo violência em casa e a escola e também a sala de aula, este é o lugar em que você identifica um talento para as artes, um talento para literatura. Por isso é tão bom ser professor,” concluiu.

Apresentação - Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

MAIS CONTEÚDO SOBRE