Painel Eletrônico
Deputado Célio Silveira: pais de crianças com câncer devem ter flexibilidade de jornada
19/09/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Célio Silveira (MDB-GO)
Avançou o primeiro passo na Câmara dos Deputados projeto (Lei 2549/22) que garante ao trabalhador responsável por menor diagnosticado com câncer prioridade em programas de teletrabalho e de jornadas flexíveis do empregador. A proposta foi aprovada pela Comissão de Trabalho.
Pelo texto aprovado, pais e responsáveis nessa situação terão direito à licença remunerada de até 10 dias após o diagnóstico do menor. Depois desse prazo, poderão dar entrada em pedido de auxílio-doença.
Em entrevista ao Painel Eletrônico (19), o autor da proposta, deputado Célio Silveira (MDB-GO), destacou as dificuldades por que passam pais com crianças ou adolescentes diagnosticados com câncer. Além da necessidade de acompanhamento rotineiro de exames e tratamentos, a presença dos pais é importante também para suporte emocional e aos efeitos pós-medicação.
“Nós sabemos que o tratamento de câncer, além da parte farmacológica dos medicamentos, que são muito agressivos, da quimioterapia que dá tantos efeitos colaterais, da radioterapia; para isso tudo, é muito importante ter a presença familiar ao lado para dar carinho, para dar atenção, para dar amor a essas pessoas. Isso com certeza - já está provado - ajuda muito na recuperação, na cura dessa doença,” defendeu o deputado.
Célio Silveira enfatizou, ainda, que é preciso levar aos trabalhadores da iniciativa privada benefícios já alcançados por servidores públicos que têm dependentes doentes.
A proposta muda a Consolidação das Leis do Trabalho e a |Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social.
O projeto ainda será analisado por outras três comissões antes de poder seguir ao Senado.
Apresentação - Ana Raquel Macedo