Painel Eletrônico

Plataforma pode ajudar a encontrar remédios do dia a dia e de alto custo na farmácia mais próxima de casa

21/08/2025 - 08h00

  • Entrevista - Dep. José Nelto (União-GO)

Proposta cria a plataforma Cura para facilitar o acesso do cidadão aos medicamentos do dia a dia e de alto custo. O texto, aprovado pela CCJ, já passou também pelas Comissões de Saúde e de Finanças e Tributação. O autor, deputado José Nelto (União-GO) diz que o projeto “vai mudar a vida de muita gente” que, segundo ele, hoje faz peregrinação “de farmácia em farmácia” à procura de medicamentos. “Vamos salvar vidas”, diz. O aplicativo vai mostrar onde tem o medicamento procurado na farmácia mais próxima do usuário.

A plataforma Cura via receber dados da Farmácia Popular e será criada pelo governo, que poderá desenvolver um aplicativo novo ou utilizar algum já existente. A plataforma terá apenas os remédios já listados pelo SUS. José Nelto esclarece que os pacientes ainda terão de entrar na justiça para receber medicamentos não incluídos na lista do Sistema Único de Saúde. O projeto não define valores para os medicamentos considerados de alto custo.

José Nelto diz que lá estarão remédios do dia a dia de uso contínuo como, por exemplo, medicamentos contra pressão alta e diabetes. “São remédios que precisam de receita médica”, resume.

O deputado lembra que muitos consumidores moram na periferia e hoje gastam com transporte (uber ou ônibus) para “garimpar” esses remédios. “Hoje, elas perdem muito tempo”, diz.” Afinal, vivemos num mundo digital”.

José Nelto conclui dizendo que é “apaixonado pelo SUS”. Ele diz que muitos estrangeiros usam o sistema e, na saída, não acreditam que não precisam pagar nada pelo atendimento. “Isso não existe nos países deles”, diz. “Nós temos que valorizar o que é bom e o que avançou neste país”, conclui.

Apresentação - Mauro Ceccherini

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

MAIS CONTEÚDO SOBRE