Painel Eletrônico
Profissionais da enfermagem são vítimas de racismo rotineiramente, denuncia deputada
10/07/2025 -
-
Entrevista - Dep. Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ)
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados faz nesta quinta-feira (10) audiência pública para denunciar práticas sistemáticas de racismo contra profissionais da enfermagem. O debate pode ser acompanhado pelo canal da Câmara no Youtube.
Em entrevista ao Painel Eletrônico (10), a autora do pedido para a realização do debate, deputada Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ), relatou casos de práticas racistas contra a categoria, tanto por colegas nas unidades de saúde quanto por pacientes contra esses profissionais.
“A questão do racismo, ela é muito forte e velada. Porque o racismo já é um processo muito difícil. (...) Então, dentro da enfermagem, dentro dos locais de trabalho, dentro de setores fechados, como o CTI, como o centro cirúrgico, isso se dá de uma forma muito forte com os profissionais. Então, você tem a categoria de enfermagem tendo que servir cafezinho, você tem a categoria de enfermagem tendo que limpar o chão do local onde ela trabalha. Você tem a categoria de enfermagem com homens e mulheres, por serem negros, não assumirem os espaços de poder dentro das unidades de saúde. E em relação aos próprios usuários, você tem um paciente que não aceita ser tratado por uma profissional negra,” relatou.
Enfermeira Rejane destacou que a categoria de enfermagem é composta em mais de 80% por mulheres e que o recorte de gênero, raça e social deve ser levado em conta na análise das violências sofridas pelos profissionais. O Conselho Federal de Enfermagem estima que cerca de 70% dos trabalhadores da área já sofreram algum tipo de violência.
Apresentação - Ana Raquel Macedo