Painel Eletrônico

Festas juninas representam cultura nacional e movimentam economia local, destaca deputado

23/06/2025 -

  • Entrevista - Dep. Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR)

Os festejos juninos movimentam cidades por todo o país, grande e pequenas. São reconhecidas como patrimônio nacional (Lei 14.555/23), assim como as quadrilhas juninas (Lei 14.900/24). Em entrevista ao Painel Eletrônico (23), o deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR) destacou que, além da cultura, a festa junina incentiva a economia do país.

“O movimento junino brasileiro, que tem crescido muito no Brasil, faz com que a nossa economia se aqueça nesse período em relação a todos os tipos de economia, desde a questão da própria conectividade através dos transportes terrestres e aéreos também. Nós vemos grupo folclórico se transportando com ônibus, de avião para apresentações em outros estados e faz com que também a economia cresça dentro dos municípios. Nós temos as pessoas que vão costurar, as pessoas que vão vender as comidas típicas e que também vão fazer com que as quadrilhas juninas se movimentem, coreógrafos, projetistas. E que não se apresentam apenas nesse tempo, em junho, mas vão desde janeiro e até agosto,” destacou o deputado, que é autor do projeto que deu origem à lei de reconhecimento das quadrilhas juninas como manifestação da cultura nacional.

Defensor Stélio Dener conta que, em Roraima, a tradição das quadrilhas é bastante forte, com grupos vencedores em competições nacionais.

“Eu sou fundador de um grupo folclórico em Roraima. Eu danço e brinco quadrilha junina desde os 12 anos de idade. Eu faço parte desse grupo folclórico como diretor, fundador do grupo folclórico Eita Junino, que foi campeão agora no Arraial Boa Vista Junina, que é considerado o maior Arraial da Amazônia. E nós temos grupos folclóricos de quadrilha em Roraima conhecidos no Brasil todo. Além do Eita Junino, temos o Amor Caipira, Garranché, Coração Caipira, Zé Monteirão.  A Eita Junino, ela é quatro vezes campeã nacional”, disse.

Parlamentares de diferentes partidos e estados aproveitam os festejos juninos para ampliar o contato com as bases. Na semana do São João, a Câmara dos Deputados terá sessão de votação a partir de quarta-feira (25).

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.