Painel Eletrônico
Deputada defende investimento em prevenção para reduzir número de doentes renais crônicos
22/05/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Dep. Fernanda Pessoa (União-CE)
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados faz nesta quinta-feira (22) audiência pública sobre a jornada enfrentada pelos doentes renais crônicos no SUS. Em entrevista ao Painel Eletrônico, a autora do pedido para a realização do debate, deputada Fernanda Pessoa (União-CE), destacou a importância da prevenção no tratamento da doença.
Ela destacou que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 10% dos pacientes renais crônicos desenvolvem a enfermidade a partir de condições pré-existentes como hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, entre outras.
Fernanda Pessoa enfatizou que hoje o Ministério da Saúde tem um gasto de cerca de R$ 4 bilhões por ano com as doenças renais. E os pacientes, muitas vezes, quando chegam para o tratamento, já estão em estágio avançado, demandando diálise ou até mesmo transplante.
Outro problema, segundo a parlamentar, é que muitos doentes renais não conseguem atendimento em clínicas de diálise próximas de casa e acabam sendo internados nos serviços de saúde para terem o tratamento.
“Imagine a preocupação de você ter que aquele familiar, ter aquele paciente no hospital porque não consegue uma vaga nas clínicas que fazem diálises. Em todo o Brasil existe essa fila e a gente fica muito preocupado; por isso que a gente tem que bater na tecla da prevenção,” defendeu a parlamentar.
A audiência pública na Comissão de Saúde sobre a jornada do paciente renal no SUS pode ser acompanhada pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube.
Apresentação - Ana Raquel Macedo