REQ 8/2026 CECANCER Inteiro teor
Requerimento de Audiência Pública


Situação: Aguardando Deliberação no Comissão Especial destinada a acompanhar as ações de prevenção e combate ao câncer, ao acidente vascular cerebral (AVC) e às doenças do coração. (CECANCER)


Identificação da Proposição

Apresentação
30/04/2026

Ementa
Requer a realização de Audiência Pública para debater o câncer de bexiga, com enfoque na inovação brasileira desenvolvida pela Unicamp, especialmente as pesquisas com as imunoterapias OncoTherad e ImmunoClor, e seus potenciais impactos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Convidados: Prof. Dr. Wagner José Fávaro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Dr. João Carlos Cardoso Alonso, urologista e pesquisador vinculado à pesquisa da Unicamp sobre câncer de bexiga; Representante da Agência de Inovação Inova Unicamp; Representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde; Dr. Roberto de Almeida Gil, Diretor-Geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA); Representante da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec); Dr. Roni de Carvalho Fernandes, Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU); Dra. Clarissa Baldotto, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC); Dr. Fernando Korkes, urologista e uro-oncologista, fundador e coordenador do projeto CABEM Mais Vidas; Representante do Instituto Oncoguia ou de entidade nacional de defesa dos pacientes oncológicos;


Informações de Tramitação

Forma de Apreciação
.

Regime de Tramitação
.


Última Ação Legislativa

Data Ação
30/04/2026 Comissão Especial sobre Prevenção e Combate ao Câncer, AVC e Doenças do Coração ( CECANCER )
Apresentação do REQ n. 8/2026 (Requerimento de Audiência Pública), pela Deputada Renata Abreu (PODE/SP), que "Requer a realização de Audiência Pública para debater o câncer de bexiga, com enfoque na inovação brasileira desenvolvida pela Unicamp, especialmente as pesquisas com as imunoterapias OncoTherad e ImmunoClor, e seus potenciais impactos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Convidados: Prof. Dr. Wagner José Fávaro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Dr. João Carlos Cardoso Alonso, urologista e pesquisador vinculado à pesquisa da Unicamp sobre câncer de bexiga; Representante da Agência de Inovação Inova Unicamp; Representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde; Dr. Roberto de Almeida Gil, Diretor-Geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA); Representante da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec); Dr. Roni de Carvalho Fernandes, Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU); Dra. Clarissa Baldotto, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC); Dr. Fernando Korkes, urologista e uro-oncologista, fundador e coordenador do projeto CABEM Mais Vidas; Representante do Instituto Oncoguia ou de entidade nacional de defesa dos pacientes oncológicos; ".

Documentos Anexos e Referenciados

  • Avulsos
  • Destaques ( 0 )
  • Emendas ao Projeto ( 0 )
  • Emendas ao Substitutivo ( 0 )
  • Histórico de Despachos ( 0 )
  • Legislação citada
  • Histórico de Pareceres, Substitutivos e Votos ( 0 )
  • Recursos ( 0 )
  • Redação Final
  • Mensagens, Ofícios e Requerimentos ( 0 )
  • Relatório de conferência de assinaturas
  • Dossiê digitalizado

        

Tramitação Cadastrar para acompanhamento

Obs.: o andamento da proposição fora desta Casa Legislativa não é tratado pelo sistema, devendo ser consultado nos órgãos respectivos.

Data Andamento
30/04/2026

Comissão Especial sobre Prevenção e Combate ao Câncer, AVC e Doenças do Coração ( CECANCER )

  • Apresentação do REQ n. 8/2026 (Requerimento de Audiência Pública), pela Deputada Renata Abreu (PODE/SP), que "Requer a realização de Audiência Pública para debater o câncer de bexiga, com enfoque na inovação brasileira desenvolvida pela Unicamp, especialmente as pesquisas com as imunoterapias OncoTherad e ImmunoClor, e seus potenciais impactos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Convidados: Prof. Dr. Wagner José Fávaro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Dr. João Carlos Cardoso Alonso, urologista e pesquisador vinculado à pesquisa da Unicamp sobre câncer de bexiga; Representante da Agência de Inovação Inova Unicamp; Representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde; Dr. Roberto de Almeida Gil, Diretor-Geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA); Representante da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec); Dr. Roni de Carvalho Fernandes, Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU); Dra. Clarissa Baldotto, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC); Dr. Fernando Korkes, urologista e uro-oncologista, fundador e coordenador do projeto CABEM Mais Vidas; Representante do Instituto Oncoguia ou de entidade nacional de defesa dos pacientes oncológicos; ". Inteiro teor
Sessões e Reuniões
  • 13/05/2026 - 14h30

    Comissão Especial destinada a acompanhar as ações de prevenção e combate ao câncer, ao acidente vascular cerebral (AVC) e às doenças do coração.

    Audiência Pública e Deliberação Ordinária (semipresencial)