ONG diz que participação feminina envolve debate racial

15/05/2007 - 16:59  

A representante do Movimento de Mulheres Negras e professora da PUC de Minas, Benilda Regina Paiva de Brito, afirmou, há pouco, no seminário sobre reforma política e representação feminina, que a discussão sobre desigualdade entre homens e mulheres deve incluir também o debate racial. Benilda Regina citou pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2006, que aponta as mulheres negras como as últimas da pirâmide social. "Há uma diferença salarial de 70% entre mulheres negras e homens brancos", apontou.

A professora também lembrou que os negros representam apenas 2% dos universitários no país com a segunda maior população negra do mundo. "Se a mulher negra não tem autoestima, como lutar por representação pública?", questiona.

O seminário, promovido pela bancada feminina e pelas comissões de Legislação Participativa; de Direitos Humanos, de Constituição, Justiça e de Cidadania; e de Seguridade Social e Família, prossegue no plenário 3.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.