Plenário faz homenagem póstuma ao deputado Enéas

07/05/2007 - 18:33  

Com um voto de pesar e um minuto de silêncio, a Câmara homenageou hoje o deputado Enéas Carneiro (PR-SP), 68 anos, que morreu no domingo, no Rio de Janeiro, vítima de leucemia. Parlamentares de diversos partidos lembraram a trajetória do deputado que recebeu a maior votação em toda a história do País para a Câmara dos Deputados (1,5 milhão nas eleições de 2002).

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, declarou no domingo que Enéas era reconhecido por seu alto grau de determinação. "Mesmo gravemente doente, nesses últimos dias - quando liguei para conversar com ele -, manteve-se determinado a cumprir o seu mandato e não deixou de tratar de seus projetos", afirmou. "Isso pode ser lido também como coragem, pois ele mantinha firmes suas posições ideológicas e políticas, independentemente de quem fosse o interlocutor", disse. Chinaglia decretou luto oficial por um dia.

O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) ressaltou que Enéas foi uma das mais conhecidas figuras da vida parlamentar brasileira, lembrou suas candidaturas à Presidência da República por três vezes (1989, 1994 e 1998) e destacou o fato de o deputado ter marcado presença durante as campanhas. "Ao cunhar a singular apresentação `meu nome é Enéas`, ele capitalizou simpatia e apoio de ponderável segmento da massa votante", afirmou Benevides, que acrescentou reconhecer "o talento fulgurante e o inexcedível espírito público" característicos da personalidade de Enéas.

Trajetória
O deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB) lembrou que Enéas teve uma infância pobre e, ao perder o pai aos nove anos, foi obrigado a trabalhar para sustentar a mãe e a família. "Ele foi para o Rio de Janeiro, onde se formou como terceiro-sargento do Exército e auxiliar de anestesista; depois cursou medicina, fez mestrado e se tornou um respeitado especialista em cardiologia, tendo publicado um livro sobre eletrocardiograma que veio a se tornar uma espécie de Bíblia para os estudantes de medicina", destacou.

Idéias firmes
Ao recordar a trajetória de Enéas, o deputado Celso Maldaner (PMDB-SC) afirmou que ele "merece ser recebido por Deus, pois foi uma pessoa de muita sensibilidade e dedicação".

Segundo o deputado Professor Ruy Pauletti (PSDB-RS), Enéas "era homem ético, corajoso e de idéias firmes que defendia com coragem e determinação". Pauletti disse ainda que o parlamentar fazia um trabalho em favor da moralização da classe política.

De acordo com o deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA), a vida de Enéas foi marcada pela bravura. "Ele construiu sua história e deixou uma lacuna na sociedade", afirmou.

Na presidência da sessão, a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) referendou as palavras ditas em homenagem a Enéas. Logo depois das manifestações dos parlamentares, a sessão foi suspensa, conforme prevê o artigo 71 do Regimento Interno da Câmara.

Vaga
A odontóloga Luciana de Almeida Costa, que foi assessora de Enéas e concorreu a deputada federal pelo Prona, assumirá a vaga na Câmara. A suplente do PR obteve 3.980 votos nas eleições de 2006. Ela tem 33 anos e é natural de Barretos (SP).

Leia mais:
Parlamentar teve votação recorde em São Paulo

Notícias anteriores:
Enéas Carneiro morre no Rio de Janeiro

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Rosalva Nunes

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.