Deputados vão à Colômbia conhecer programa de segurança

26/03/2007 - 18:18  

Cinco deputados da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado farão uma visita oficial à Colômbia para conhecer as medidas adotadas pelo país na área da segurança pública. Requerimento nesse sentido, do deputado João Campos (PSDB-GO), foi aprovado na semana passada pela comissão. A visita, porém, ainda não foi agendada, nem foram escolhidos os integrantes da comissão que viajarão.

João Campos lembra que a Colômbia passou por inúmeras dificuldades na área da segurança pública, em decorrência da ação de criminosos comuns, de grupos paramilitares, do narcotráfico e de guerrilhas. No entanto, ressalta o parlamentar, hoje o país vizinho vem sendo apontado como exemplo de sucesso na adoção de medidas de combate e prevenção ao crime, aliando políticas de investimento em educação e saúde e em segurança pública. "Já no Brasil, o debate em torno de medidas urgentes e necessárias para o combate à violência tem se mantido em torno do endurecimento de penas e edição de novas leis", analisa.

Avaliação preliminar
O parlamentar acredita que as políticas implementadas na Colômbia merecem maior atenção por parte dos deputados, especialmente para a formatação de políticas públicas pela Câmara. Alguns integrantes da comissão, lembra Campos, fizeram uma visita à embaixada da Colômbia para avaliação preliminar da pertinência de uma visita. "Ficamos impressionados com os primeiros dados apresentados pelo embaixador, que se colocou à disposição para organizar a viagem", acrescenta o deputado.

Notícias anteriores:
Segurança aprova cooperação policial com a Colômbia
Comissão visitará Colômbia para discutir criminalidade

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.