Plenário

Câmara faz 1 minuto de silêncio pela morte do ex-deputado David Miranda e de Rita Lee

09/05/2023 - 16:52  

Marco Senche/Wikimedia Commons
Cultura - geral - Rita Lee - Rita Lee ao vivo em Araçatuba no dia 23 de maio de 2009
Cantora Rita Lee faleceu hoje aos 75 anos em decorrência de câncer de pulmão

O Plenário da Câmara dos Deputados interrompeu a sessão nesta terça-feira (9) por um minuto em pesar pelas mortes do ex-deputado David Miranda e da cantora Rita Lee. Miranda faleceu aos 37 anos após nove meses de internação por infecção gastrointestinal. Já Rita Lee faleceu aos 75 anos em decorrência de câncer de pulmão.

“Em nome da Mesa Diretora desta casa, expresso o nosso sincero luto”, disse o deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), no comando dos trabalhos.

Em viagem a Nova Iorque, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também expressou o seu pesar em sua conta no Twitter. Lira destacou que Rita Lee marcou a história da música brasileira e lamentou a morte de Miranda após uma luta intensa pela vida.

A homenagem em Plenário foi solicitada pela deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). Ela afirmou que David Miranda foi um atuante parlamentar da bancada do Rio de Janeiro e chegou a destinar recursos a abrigos LGBT na cidade do Rio. Carneiro também afirmou que Rita Lee é uma das maiores artistas brasileiras e participou da transformação do País. “São registros tristes e homenagens que têm de ser feitas”, disse.

Os deputados Paulão (PT-AL) e Marcelo Calero (PSD-RJ) também prestaram homenagens. "Hoje é um dia muito triste para a cultura nacional pela perda da nossa querida Rita Lee, uma artista completa, icônica. É também um dia triste para a política do Rio de Janeiro, porque hoje nós perdemos o deputado David Miranda. Que nós tenhamos essas duas figuras tão importantes em nossos corações e, sobretudo, em nossas orações", disse Calero.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) se emocionou ao falar do ex-parlamentar. "Um grande colega, corajoso, ousado, irreverente, que sempre fez parte da nossa alegria e da nossa luta. Eu sinceramente falo isso com muita emoção, porque não é fácil perder um jovem de 37 anos, que deixa três filhos adolescentes e tinha uma vida inteira para viver", lamentou.

"Ficam as minhas condolências à Rita Lee e seus familiares e aos familiares de David Miranda, que, nesta Casa, pôde manifestar-se em favor da democracia, da liberdade, em favor de um Brasil que possa caber todos nós brasileiros e brasileiras", disse a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) declamou um poema em homenagem a Rita Lee e também homenageou o ex-colega de partido. "De David fica a exortação à dedicação à vida pública, ao interesse dos mais discriminados e perseguidos. De Rita, levemos e mantenhamos a criatividade e a vontade de mudar sempre."

O líder do PDT, deputado André Figueiredo (CE), também homenageou o colega de partido. "Nós, do PDT, queremos aqui, mais uma vez, reafirmar o nosso agradecimento póstumo de termos tido o deputado David Miranda como nosso grande companheiro nesta Casa, que certamente honrou bastante a todos que nele confiaram o mandato", disse.

Líder da Minoria, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) destacou a atuação de Miranda na Comissão de Relações Exteriores. "Ele era de outro partido, tínhamos embates ideológicos, seja na Comissão ou aqui no Plenário, mas certamente é um falecimento muito prematuro", afirmou.

Kim Kataguiri (União-SP), também de campo ideológico oposto ao de Miranda, afirmou que o deputado era muito cortês com todos os parlamentares. "Era um deputado que eu respeitava muito, um deputado que de fato acreditava, com convicção, nas ideias que defendia neste Parlamento", disse.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.