Cidades e transportes

Projeto amplia recursos para fundo de socorro a calamidades públicas

Segundo o autor da proposta, o Brasil sofre um quadro crônico de carência de verbas direcionadas à gestão de riscos

29/03/2023 - 11:26  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Deputado Gilson Daniel (Pode-ES) discursa no Plenário da Câmara
Gilson Daniel: cerca de 59% dos municípios não têm instrumento de gestão para desastres naturais

O Projeto de Lei 920/23, do deputado Gilson Daniel (PODE-ES), amplia os recursos e cria uma fonte permanente para o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap). A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o fundo custeia ações de prevenção em áreas de risco e recuperação de áreas atingidas por desastres, como enchentes.

Pelo projeto, o Funcap receberá parte das multas por crimes e infrações ambientais, 5% dos recursos das compensações ambientais e 5% dos recursos de acordos judiciais e extrajudiciais de reparação de danos socioambientais.

Carência
O objetivo da proposta, segundo seu autor, é proporcionar uma fonte segura de recursos ao Funcap. Para Gilson Daniel, o Brasil sofre um quadro crônico de carência de verbas direcionadas à gestão de riscos. Cerca de 59% dos municípios ainda não contam com instrumento de gestão para desastres naturais.

“Enquanto instrumentos adequados de gestão de risco não forem elaborados e investimentos executados, continuaremos a ver cidades brasileiras assoladas por danos de grandes magnitudes em razão de desastres naturais”, afirmou Gilson Daniel.

O projeto do deputado altera três normas: Lei dos Crimes Ambientais; Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza; e Lei 12.340/10, que trata de ações de prevenção a desastres.

Tramitação
O PL 920/23 será despachado para análise das comissões da Câmara.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta