Projeto autoriza exploração de cachoeira em Roraima
02/01/2007 - 14:51
O Projeto de Decreto Legislativo 2367/06 permite o aproveitamento dos recursos hídricos da Cachoeira do Tamanduá, na região do rio Cotingo, em Roraima. De autoria da deputada Suely Campos (PP-RR), o projeto autoriza, inclusive, o aproveitamento do potencial energético possibilitado pela conformação geológica favorável à utilização hidrelétrica da cachoeira.
De acordo com a proposta, a autorização é condicionada à prévia instituição de medidas específicas de proteção à integridade física, socioeconômica e cultural dos povos indígenas, ouvidas as comunidades afetadas. Além disso, a autorização só poderá ser feita depois que o órgão ambiental competente emitir o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental.
Segurança energética
A autora ressalta que o objetivo da proposta é dar segurança ao fornecimento de energia elétrica em Roraima. Ela lembra que o estado importa energia da Venezuela a um preço compensador, mas ressalta que aquele país tem uma expansão veloz de seu consumo interno de energia, provocada pelo acelerado crescimento do PIB.
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Posteriormente, será votado pelo Plenário.
Notícias anteriores:
Meio Ambiente aprova nova forma de unidade de conservação
Comissão aprova hipóteses para ocupação de terra indígena
Projeto regulamenta áreas de proteção ao redor de lagos
Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Pierre Triboli
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br