Santa Catarina pode ganhar nova universidade federal
26/10/2006 - 09:57
O Projeto de Lei 7464/06, do deputado Ivan Ranzolin (PFL-SC), autoriza a União a criar a Universidade Federal do Planalto Catarinense (Ufeplac). Os municípios que integram a área são Lages, Bom Jardim da Serra, Urubici, Bom Retiro, Rio Rufino, Urupema, São Joaquim, Painel, Bocaina do Sul, Otacílio Costa, Palmeira, Correia Pinto, São José do Cerrito, Capão Alto, Painel, Cerro Negro, Campo Belo do Sul e Anita Garibaldi. A região já conta com duas instituições de ensino superior, porém privadas – ambas situadas na cidade de Lages.
Segundo Ivan Ranzolin, a grande demanda existente na região por cursos de educação superior gratuitos e de boa qualidade vem frustrando os jovens que desejam dar continuidade aos estudos, mas não dispõem de recursos para pagar as mensalidades dos cursos superiores nem podem se ausentar de casa porque trabalham com os pais.
O deputado acrescenta que as condições socioeconômicas e culturais locais possibilitam a instalação da Ufeplac. "O franco processo de expansão registrado requer maiores oportunidades de qualificação superior", argumenta Ranzolin.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias relacionadas:
Executivo propõe criação de Universidade Federal do Pampa
Porto Alegre poderá ter Universidade Federal da Saúde
Projeto autoriza criação de universidade em Nova Friburgo
Educação aprova seis novas universidades federais
Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Noéli Nobre
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br