Intoxicação de trabalhador rural preocupa OMS

19/09/2006 - 12:11  

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que aproximadamente 3 milhões de pessoas são intoxicadas por ano em decorrência da utilização de agrotóxicos. Dessas, 220 mil morrem e 750 mil adquirem doenças crônicas. Além dos prejuízos causados diretamente aos seres humanos, a maioria dos defensivos agrícolas provoca alterações no meio ambiente, algumas com alcance ainda não mensurado.
A OMS estima que o uso de agrotóxicos no mundo seja de 3 milhões de toneladas ao ano. Cerca de 500 milhões de pessoas são expostos a substâncias tóxicas anualmente, sobretudo os trabalhadores rurais. A exposição ocupacional é responsável por 70% dos casos de intoxicação.

Trabalhador rural
Segundo o Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, os trabalhadores do campo convivem cada vez mais com os riscos do uso de agrotóxicos. A quantidade de defensivos agrícolas comercializados por área plantada subiu 21,6% de 1997 a 2000. A principal conseqüência é o aumento dos riscos de contaminação de produtos da agropecuária com resíduos químicos prejudiciais à saúde.
Atualmente, calcula-se que sejam 15 milhões os brasileiros expostos no trabalho rural e que ocorram de 150 mil a 200 mil intoxicações por ano. Levantamento feito pela Fundacentro (fundação voltada às áreas de medicina e segurança do trabalho) com aproximadamente 5 mil trabalhadores rurais de nove estados indicou que mais de 28% deles já havia sofrido pelo menos uma intoxicação por agrotóxico durante sua vida.
A distância, que dificulta o acesso dos trabalhadores rurais aos centros de atendimento médico-hospitalar, é um dos principais obstáculos ao pronto atendimento e à continuidade do tratamento.

Gastos do Estado
Os gastos em saúde pública decorrentes das contaminações por agrotóxicos são elevados e totalmente assumidos pelo Estado. Segundo o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta aproximadamente R$ R$150 para recuperar cada vítima de intoxicação por agrotóxico.

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.