CCJ aprova transferência de presos no Mercosul
06/09/2006 - 15:40
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na segunda-feira (4) o Projeto de Decreto Legislativo 2240/06, referente à transferência de pessoas condenadas entre os países do Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Além de considerar o texto adequado do ponto de vista formal, o relator, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), diz ser conveniente que o preso cumpra pena em seu meio social.
Magalhães Neto citou o deputado Mendes Ribeiro Filho, que relatou projeto semelhante, e observa que o fato de o condenado permanecer em estabelecimento com o qual não tem qualquer vínculo "pode frustrar a terapêutica penal de reinserção social pela previsível inadaptação ou eventual embaraço à correta execução da pena".
Regras
O acordo estabelece as regras e condições para que um condenado cumpra em seu país de nascimento ou residência a pena pela qual foi sentenciado em um dos outros países do Mercosul.
Entre as condições necessárias para a transferência estão o consentimento expresso do condenado e a tipificação de seu crime no país para o qual será transferido. O tempo de pena a ser cumprido deve ser de pelo menos um ano.
A condenação imposta, no entanto, não poderá ser prisão perpétua ou pena de morte. Nesses casos, o Estado que emitiu a sentença precisará admitir que o condenado cumpra a pena de prisão com a duração máxima prevista em seu país de origem.
Depois de transferida, a pessoa não poderá ser condenada em seu país de origem pelos mesmos fatos que motivaram a condenação anterior. Além disso, a pena prevista originalmente não poderá ser modificada ou aumentada no país de origem do condenado. Se o Estado que julgou o cidadão revisar sua sentença, a decisão deverá ser acolhida pelo país que o recebeu.
Antonio Carlos Magalhães Neto observa que "todos os pontos do acordo estão em consonância com as normas constitucionais de ordem penal e processual penal brasileiras, previstas pela Carta Política de 1988".
Tramitação
Analisado em regime de urgência, o projeto será votado pelo Plenário.
Notícias anteriores:
CCJ aprova transferência de presos entre Brasil e Angola
Acordo com Reino Unido prevê assistência jurídica mútua
Mercosul aprova acordo sobre transferência de presos
Reportagem - Maria Neves
Edição - Sandra Crespo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA