Meio Ambiente debaterá gás natural de Minas Gerais

17/07/2006 - 16:31  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizará audiência pública sobre a exploração das reservas de gás natural de Minas Gerais. O debate, em data a ser definida, oferecerá informações preliminares para a criação de uma subcomissão que investigará a situação atual e proporá medidas para aumentar a produtividade de gás na região.
Recentemente, a imprensa divulgou reportagens sobre a exploração rudimentar do gás no sertão mineiro. "É tanto gás que, na época de seca, pode-se acender fogo em buracos no chão das praias do Rio Paracatu para fritar peixe, cozinhar feijão e espantar o frio nas longas noites de pescaria", contou um morador da região em uma das reportagens.

Reserva
De acordo com pesquisas realizadas pela empresa Geobrás, a maior reserva fica na bacia do rio São Francisco, uma área de 126 mil quilômetros quadrados ao norte do estado, principalmente nas cidades de Buritizeiro, Santa Fé de Minas, São Romão e Montalvânia. "Na verdade, não seria exagero dizer que o sertão dorme na pobreza sobre uma imensa reserva de gás", disse o deputado Carlos Willian (PTC-MG).
Levantamentos preliminares indicam que há 1 trilhão de metros cúbicos de gás natural disponível no sertão mineiro, quantidade suficiente para abastecer o Brasil por cerca de 60 anos. Willian afirma que, apesar dos poucos dados disponíveis, "grandes empresas nacionais e estrangeiras demonstram interesse em avaliar toda a área e a extensão em que se pode fazer a prospecção".
Shell, Esso, Norsk Hydro, Amerada Hess, SK, Total, Repsol, Petrobras, Oil M&S e um consórcio que inclui a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais arremataram áreas na região em licitação realizada pela Agência Nacional do Petróleo em outubro de 2003. A previsão é que, em 2008, o gás do norte de Minas já esteja sendo comercializado, beneficiando a população e os municípios, que lucrarão com os royalties.

Da Redação/MCD

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851
Fax. (61) 3216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.