Venezuela destaca gestão popular no manejo da Amazônia

30/05/2006 - 16:09  

Ao falar sobre a gestão sócio-ambiental da Amazônia venezuelana, o embaixador da Venezuela no Brasil, Julio Garcia Montoya, disse há pouco que uma das características dessa gestão é a conscientização e a participação popular na elaboração de políticas de desenvolvimento sustentável.
O embaixador afirmou que essa participação inclui as populações indígenas, e tem como conseqüência o envolvimento de lideranças e organizações desse segmento da população na demarcação das terras.
Segundo Montoya, a Venezuela considera que pretensões de apropriação ou internacionalização de recursos naturais e serviços (como água) da Amazônia representam uma cessão de soberania e são pontos inegociáveis.
O embaixador participa do 6º Encontro Verde das Américas - "Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável".

Manejo cuidadoso
Também abordando o tema "Gestão Sócio-Ambiental da Amazônia Equatoriana", o embaixador do Equador no Brasil, Eduardo Mora-Anda, disse que 45% do território equatoriano está na Amazônia. Segundo o diplomata, existe uma manejo muito cuidadoso da exploração da floresta, porque nela estão a população, os serviços petrolíferos e os parques nacionais - o que, de acordo com Mora-Anda, provoca alguns problemas que exigem permanente negociação para alcançar o equilíbrio.

O evento continua no auditório Petrônio Portela, no Senado.

Reportagem - Vania Alves
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.