Produtores e deputados pedem recursos para suinocultura
24/05/2006 - 20:07
A expansão do mercado de suinocultura no Brasil requer mais recursos do Ministério da Agricultura, sobretudo no que se refere ao controle sanitário. Esta é a principal conclusão de representantes do setor e de parlamentares que participaram no período da tarde do seminário Políticas de Desenvolvimento da Suinocultura Brasileira, no auditório Nereu Ramos. A falta de prioridade para a suinocultura no Brasil, na visão do presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Cleo Barbiero, "compromete a credibilidade dos exportadores e prejudica a produção". Deputados como Ronaldo Caiado (PFL-GO), Moacir Michelleto (PMDB-PR), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Zonta (PP-SC) pediram mais verbas para o controle sanitário.
Exportações
O diretor de Mercado Externo da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Rui Vargas, defendeu medidas governamentais para incentivar a produção de suínos no Brasil, que atualmente ocupa a quarta posição no mercado mundial.
Fabiano Coser, diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), lembrou que existe desconfiança por parte da Rússia em relação ao controle sanitário da carne suína no Brasil. Essa desconfiança levou o governo russo a suspender as importações da carne brasileira. "A Rússia é um grande mercado para a nossa carne, mas, infelizmente, o governo perdeu a oportunidade de aumentar as exportações por falta de investimentos no setor sanitário", disse.
Cortes orçamentários
O deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO) complementou os dados ao lembrar que, além da Rússia, 59 outros países deixaram de comprar a carne suína brasileira por causa das condições sanitárias. Na avaliação dele, isso é conseqüência dos cortes orçamentários nos últimos anos.
O coordenador-geral de Combate às Doenças do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, contra-argumentou que o governo tem um plano de monitoramento das áreas livres de peste suína no Brasil. Essa área, segundo ele, atinge 51,7% do território nacional e abriga 78% do rebanho nacional.
Frente Parlamentar Reportagem – Antonio Barros
Ao encerrar o evento, o deputado Zonta anunciou a formação da Frente Parlamentar da Suinocultura, cujo objetivo é apoiar as reivindicações dos produtores e viabilizar medidas para promover a produção de suínos no Brasil, um dos mais importantes na balança comercial, depois do setor de carne bovina e de aves. A frente já conta com a adesão de 40 parlamentares. O seminário foi promovido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Edição – Wilson Silveira
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br