Plenário

Plenário inicia análise de proposta que altera o Conselho Nacional do Ministério Público; acompanhe

14/10/2021 - 13:58  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara quase vazio com um telão ao fundo por meio do qual os deputados participam remotamente das votações
Sessões de votação na Câmara são realizadas virtualmente por causa da pandemia

O Plenário da Câmara deu início há pouco à análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/21, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e outros, que muda a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão de controle do Ministério Público e de seus membros.

Neste momento, o relator da proposta, deputado Paulo Magalhães, faz a leitura do seu parecer preliminar, divulgado há pouco. De acordo com o texto, o CNMP passa de 14 para 17 membros, dos quais 5 indicados ou eleitos pelo Legislativo. Hoje, o Congresso indica 2 cidadãos.

A sessão está sendo conduzida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Ele afirmou que o parecer tem apoio de associações de procuradores e promotores e defendeu pontos do texto, como a criação do Código de Ética para o Ministério Público. “Essa Casa tem seu Código de Ética, o Conselho de Ética funciona, já cassamos parlamentar nessa legislatura. Por que o MP não pode ter um Código de Ética?”, disse.

Rejeição
Antes do início da leitura, o Plenário rejeitou um requerimento do Novo que pedia a retirada de pauta da PEC 5/21. O líder do partido, deputado Paulo Ganime (RJ), afirmou que a proposta “nada tem de oportuna e nada tem de necessária”, e deveria ser discutida em uma comissão especial antes de ir ao Plenário.

O deputado Alex Manente (SP), líder do Cidadania, rebateu. Segundo ele, o texto foi discutido com os membros do Ministério Público e aperfeiçoa a atuação do CNMP. “Todas as mudanças sugeridas pelo procuradores foram incorporadas”, disse.

Assista à sessão ao vivo

Mais informações em instantes

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.