Autores da lista de Furnas serão acionados criminalmente

14/02/2006 - 18:51  

O procurador parlamentar da Câmara, deputado Ney Lopes (PFL-RN), ingressará com uma ação penal contra os responsáveis pela divulgação da "lista de Furnas" pela internet. Ney Lopes encaminhou ontem aos deputados citados na lista uma procuração para representá-los na Justiça.
A chamada lista de Furnas é um conjunto de cinco folhas de papel que aponta a existência de caixa dois na campanha de 2002. Enumera 156 políticos de 12 partidos, principalmente do PSDB e do PFL, que teriam recebido dinheiro por meio daquela estatal federal de energia. Deputados da oposição querem descobrir os responsáveis pela lista para processá-los.
A lista divulgada pelo lobista mineiro Nilton Monteiro, que afirmou possuir recibos dos pagamentos. Ele disse ter recebido a lista do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo, cuja assinatura está no papel, com autenticação em cartório "por semelhança".
Dimas, que nega o conteúdo e a autoria do documento, será ouvido amanhã pela CPMI dos Correios. O depoimento está marcado para as 11 horas, na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Ações
A Procuradoria divulgou hoje as ações adotadas depois da divulgação da lista. O órgão informou que, em 31 de janeiro, encaminhou representação criminal à Procuradoria-Geral da República contra os autores do e-mail e possíveis outros que venham a surgir após a investigação da Polícia Federal. A divulgação da lista provocou desmentido e indignação de parlamentares.
A Procuradoria também encaminhou ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e ao procurador-geral da República, Antônio Fernando Barros e Silva de Souza, pedido por ofício para que determinassem a investigação da autoria da lista e a apuração dos fatos para a punição dos culpados.

Notícias anteriores:
Procuradoria da Câmara investiga Lista de Furnas
Jefferson confirma denúncias sobre corrupção em Furnas
Duda e Dimas são convocados; oposição quer Thomaz Bastos

Da Redação
Edição – Maria Clarice Dias

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.