Motorista da Skymaster confirma saques de R$ 3 milhões

03/01/2006 - 13:13  

O motorista Éder Jouber Ribeiro Cabo Verde, da empresa aérea Skymaster, confirmou que sacava grandes quantias em dinheiro das contas da empresa nos bancos Real e Bradesco. Éder disse que sempre ia aos bancos acompanhado pelo funcionário Reginaldo Reges Menezes Fernandes, ligado ao departamento financeiro da Skymaster. Dados levantados a partir da quebra de sigilo da empresa mostram que o motorista sacou 3,081 milhões entre 24 de setembro de 2002 e 26 de abril de 2005. Ele disse não saber do destino do dinheiro.
Para realizar os saques, ele informou que apresentava apenas o documento de identidade e o CPF, sem nunca ter obtido procuração da empresa para apresentar aos bancos. O motorista afirmou que não conferia o dinheiro porque os valores eram muito altos.

Saques irregulares
O sub-relator de Contratos da CPMI, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), afirmou que os saques feitos por Éder eram irregulares, pois a empresa deveria ter passado uma procuração ao motorista para permitir os saques nominais a ela. Cardozo pretende ouvir os gerentes das agências bancárias para entender por que os saques eram feitos dessa forma.

Comparação
O depoimento do motorista na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios foi suspenso há pouco para ouvir Reginaldo Reges. Cardozo poderá reconvocar o motorista caso identifique contradições entre o depoimento dele e o de Reginaldo. Se necessário, poderá haver uma acareação entre os dois.

A reunião da CPMI ocorre na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Reportagem - Maria Clarice Dias
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.