Comissão pedirá a Meirelles que explique política de juros
09/12/2005 - 17:21
A Comissão de Finanças e Tributação vai realizar audiência pública com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para obter esclarecimentos sobre a política econômica. A reunião, solicitada pelo deputado João Magalhães (PMDB-MG), foi aprovada na última quarta-feira (7).
O objetivo da proposta é explicar o que levou à adoção de altas taxas de juros e de câmbio. O deputado pede, ainda, informações sobre os dez principais credores da União por ordem de montante de crédito, as taxas praticadas e o montante dos juros pagos, ano a ano. Inicialmente, o requerimento pedia as taxas de juros e o montante pago de 2003 a 2005, mas a comissão alterou o texto e incluiu pedido de informações desde 1995.
Indicadores negativos
João Magalhães destaca que têm surgido indicadores negativos em diferentes setores da economia nacional, como a queda da produção industrial pelo quarto mês consecutivo e a crise no setor primário, que inclui, entre outras atividades, a agropecuária. "Todos, inclusive parte importante do governo federal, apontam como causa de toda esta crise a política econômica", assinala Magalhães. Ele acrescenta que a opinião da população "é que nosso País é comandado pelo interesse dos bancos e dos rendeiros". "É constrangedor, diante da renda per capita dos brasileiros, o lucro recorde, ano a ano, do sistema financeiro", argumenta.
A data e o local da audiência ainda não foram definidos.
Notícias anteriores: Reportagem - Adriana Resende
Finanças aprova auditoria do TCU em reservas cambiais
Henrique Meirelles diz que BC continuará a comprar dólares
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR